segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pesquisadores brasileiros publicam trabalho com Nobel de MedicinaPesquisadores brasileiros publicam trabalho com Nobel de Medicina

Pesquisadores das universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de São Paulo (USP) publicaram um artigo em parceria com o doutor Andrew Schally, vencedor do Prêmio Nobel em Medicina ou Fisiologia em 1977, no periódico científico Molecular Medicine. O trabalho descreve o potencial de um receptor de neuropeptídios chamado GRPR na proteção contra sepse e inflamação.
As funções biológicas e potenciais usos terapêuticos do GRPR têm sido investigadas em um projeto coordenado por Felipe Dal-Pizzol, Roesler e Gilberto Schwartsmann, na UFRGS, como parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina, no qual o Schally atua como colaborador estrangeiro. O pesquisador foi laureado por suas contribuições na área de neuroendocrinologia e atualmente é professor e pesquisador titular na University of Miami School of Medicine.
A parte experimental do estudo foi inteiramente desenvolvida no Brasil, sob coordenação de Dal-Pizzol, e fez parte da tese de doutorado em bioquímica de Fabrícia Petronilho na UFRGS. Ao todo, 22 pesquisadores contribuíram para a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário